O preparo significa muito

A maioria das pessoas associa café a pequenas pausas do dia. Poucas realmente dão ao momento de saborear o café a atenção que ele realmente merece. Um café especial é preparado na fazenda e na torrefação com muito zelo e atenção, para que o produto obtido seja de altíssima qualidade e para que o momento de saboreá-lo seja único.

O modo como se prepara o café pode modificar bastante ao paladar. A experiência da bebida pode se tornar muito mais rica e prazerosa se atentarmos para alguns detalhes.

A água

A água deve ser mineral ou filtrada. A temperatura ideal para o preparo do café é entre 90 e 95 graus. Assim que aparecerem as primeiras bolhas, antes da fervura total, ela estará no ponto. Escalde o coador (de papel ou pano), coloque a quantidade pó do seu gosto e despeje a água devagar, em um fio fino. Não espere que toda a água despejada passe pelo coador. O finalzinho deve ser descartado.

Esquentar as peças

O recipiente onde o café será armazenado e servido deverá estar aquecido. Assim, escalde sua garrafa térmica e sua xícara antes de preparar a bebida.

O filtro

Pode ser de papel ou de pano. Mas é importante que seja escaldado próximo do momento da coagem. Importante lembrar: detergentes podem deixar traços tanto no coador quanto na garrafa térmica. Por isso, eles precisam ser lavados somente com água (naturalmente que o externo da garrafa pode ser lavado com detergente).

O consumo

Preferencialmente deve ser consumido após o preparo. Nunca deve ser requentada, e o pó nunca pode ser reutilizado.

Você pode gostar de açúcar em seu café, mas se estiver preparando um café “especial”, experimente ele primeiro sem açúcar. Você irá se surpreender.

2 thoughts on “O preparo significa muito

  • Marcos Evêncio

    Perfeito. Já ouvi e faço isto: umedecer o pó com a água quente por uns 30 segundos antes de coar o volume d’água restante. Outra que pratico: fazer pouco volume para não ficar guardado na garrafa. Poderiam esclarecer os prejuízos quando o café passa de determinado tempo para ser consumido. No geral, foram ótimas dicas. Parabéns!

    Responder
    • Cafe Offerenda

      Obrigado Marcos. O café é um alimento, e como tal sofre o processo de oxidação após o preparo. Quanto maior o tempo de armazenamento na garrafa, maior a oxidação da bebida.

      Responder

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *